FEIRA DE CIÊNCIAS – 2019 (Atualizado 12/06/2019)
Tema Gerador: “Bioeconomia: Diversidades e riquezas para o desenvolvimento sustentável”
Data: 28 de junho de 2019 (sexta-feira)
Habilidades:
Estimular a pesquisa científica – exige observação, questionamento e registros;
Saber trabalhar em grupo – exige comprometimento, flexibilidade, escuta, confiança e disposição;
Tomar decisões no coletivo – exige conhecimento, análise, criatividade e criticidade;
Saber se comunicar – exige interação total no trabalho em grupo, atenção, domínio dos saberes, clareza, firmeza e linguagem adequada ao público-alvo.
Temáticas correlatas:
- Alimentos e bebidas
- Energia
- Higiene e Cosméticos
- Casa e construção
- Moda
- Saúde (maquinários ou aplicativos)
- Biosíntese em leveduras e suas aplicações em biocombustíveis
- Gastronomia
- Alimentos funcionais
Estrutura da Feira de Ciências:
É uma atividade didática que será vivenciada em grupo de no máximo 4 participantes e está inserida no contrato didático do II Trimestre nas seguintes disciplinas curriculares:
6º e 7º anos – Ciências e Laboratório – Palestras
8º anos: Ciências, Química e Física – Oficinas
9º anos: Biologia, Química e Física – Oficinas
A atividade valerá 3,0 pontos assim atribuídos:
1ª Etapa: Processo de construção e elaboração da pesquisa: 3,0 pontos
Professores orientadores:
Áurea Selva | 6º A e B |
Madalena Silva | 6º C |
Áurea Selva | 7º A |
Madalena Silva | 7º B e C |
Rafhael Menezes | 8º A |
Áurea Selva | 8º B |
Thaís Mendes | 8º C |
Rafhael Menezes | 9º A e B |
Thaís Mendes | 9º C |
2ª Etapa:
Exposição + apresentação + vivência da pesquisa = 3,0 pontos
Soma geral: 1ª etapa + 2ª etapa = 6,0 pontos : 2 = 3,0 pontos.
Para participar o grupo deverá realizar a inscrição efetuando o pagamento da Taxa de R$16,00 por grupo, até o dia 07 de junho na secretaria da escola com a ficha de inscrição preenchida que será entregue pela coordenação antecipadamente.
Proposta de Trabalho:
- Os estudantes trabalharão em grupo e desenvolverão uma pesquisa de caráter científico selecionando um subtema sugerido, posteriormente, para explorar os conceitos que irão fundamentar a pesquisa.
- A pesquisa surge quando há curiosidade sobre determinado fenômeno e nele são elucidados conhecimentos que irão comprovar o porquê da investigação.
- Ao escolherem um subtema, os grupos irão pesquisar, ler, reler e dialogar com seus participantes sobre a temática e os estudos que são pertinentes para sistematizarem o que pretendem investigar e qual a relevância dele para o contexto social e econômico no qual está inserido.
- Após essa fase do trabalho, os estudantes registrarão sobre o que pesquisaram na ficha dirigida e realizarão uma situação prática retratando as possibilidades de mudanças significativas dessa prática no meio social, desde que, estejam de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável.
Aguardem cronograma do evento e regulamento da feira.
A Coordenação
Comments are closed.